Eventos

december, 2017

Sem Eventos

Slideshow

Anésio Manhiça recebe o Prémio de Dissertação Christian Geffray 2017

Felicitações para Anésio Manhiça, antropólogo da Kaleidoscopio cuja dissertação de Licenciatura em Antropologia concluída em 2016 e intitulada  A metamorfose da cidade: vivências e práticas quotidianas dos espaços na “Sommershield II” é a vencedora da edição de 2017 do Prémio Christian Geffray. Estabelecido em 2016 pela Associação Franco-Moçambicana de Ciências Humanas e Sociais (AFRAMO-CHS), o …

Carmeliza Rosário junta-se à Kaleidoscopio

Carmeliza Rosário, doutoranda em Antropologia Social na Universidade de Bergen, Noruega junta-se à Kaleidoscopio como pesquisadora associada. Rosário trabalha na conclusão do seu projecto de doutoramento que discute a relação entre memórias e mulheres de poder e autoridade na Zambézia. Na Kaleidoscopio, Rosário integra o grupo de trabalho que explora a intersecção entre tecnologia, inovação …

Albino Jopela analisa a custódia tradicional do património cultural na África Austral

O arqueólogo da Kaleidoscopio, Albino Jopela, escreveu um capítulo que faz uma revisão dos sistemas de custódia tradicional do património cultural na África Austral (The traditional custodianship system in Southern Africa). O capítulo é uma contribuição para o livro Traditional Management Systems at Heritage Sites in Africa, publicado pelo Fundo para o Património Mundial Africano …

Alex Shankland e Euclides Gonçalves discutem imaginários sobre o ProSAVANA

O Programa de Cooperação Tripartida para o Desenvolvimento Agrícola da Savana Tropical em Moçambique (ProSAVANA), gera controvérsia. No centro do debate está o receio de que sejam reproduzidos em Moçambique os efeitos negativos de uma agricultura comercial em larga escala para a agricultura camponesa, como terá acontecido no Brasil com o Programa de Cooperação Nipo-Brasileira …

Albino Jopela reflecte sobre pinturas rupestres de Chinhamapere

O capítulo “Community custodianship and conservation of Chinhamapere rock
art site in Central Mozambique”, do arqueólogo Albino  Jopela consta do livro, La vitalidad de las voces indígenas: arte rupestre del contacto y en sociedades colonials publicado pelo Instituto de Investigações Estéticas da Universidade Nacional Autónoma do México, em Outubro de 2015. A contribuição de Jopela, discute a …