Kaleidoscopio e Universidade de Gutemburgo lançam projecto de pesquisa sobre desenvolvimento sustentável e risco ambiental em Moçambique

Coordenado por Ruy Blanes da Universidade de Gotemburgo e Euclides Gonçalves do Kaleidoscopio, o projeto de pesquisa intitulado A ‘boa nova’ do gás: desenvolvimento (in)sustentável e o risco ambiental em Moçambique explora a tensão entre o alto potencial da indústria extrativa, em particular o gás natural liquefeito e hidrocarbonetos e os Objetivos nºs 7 e 13 da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável Metas. A pesquisa dará enfoque a forma como instituições governamentais, agências de ajuda e de desenvolvimento, organizações da sociedade civil e o setor privado se engajam nesses debates locais e globais.

A equipe de pesquisa inclui Lisa Åkesson e Ana Rodrigues Vasse da Universidade de Gotemburgo e Bjørn Bertelsen da Universidade de Bergen. O projeto tem financiamento do Swedish Research Council e será baseado em pesquisa de campo em regiões do país onde a intersecção de desastres ambientais e projetos da economia extractiva são mais visíveis.

FacebookTwitter