Pesquisa

Política de afeto

A ideia de desenvolvimento é geralmente vista como resultado de processos racionais e instrumentais. Neste paradigma, há pouco espaço para a compreensão da dimensão simbólica e afectiva de processos económicos e políticos que levam ao desenvolvimento. Ao concentrar-se nos actos públicos dos representantes do estado e actores no processo de desenvolvimento, esta linha de pesquisa dedica-se a análise da representação política ao mesmo tempo que procura documentar as vozes dos beneficiários desses actos públicos expressas a partir de diferentes meios artísticos.

Pesquisadores

Anésio Manhiça
Amâncio Miguel
Euclides Gonçalves

O património de hoje

Este projecto explora e documenta elementos da cultura tangível e intangível legalmente reconhecidos como parte do património cultural Moçambicano. Aqui, investigamos os limites dos modelos classificatórios e de reconhecimento existentes, a luz das práticas quotidianas no Moçambique contemporâneo.

Pesquisadores

Énio Tembe
Décio Muianga
Sandra Gonçalves
Rufus Maculuve

Coreografias de intimidade

A nossa preocupação com as desigualdades sociais e os direitos humanos muitas vezes leva-nos a enfatizar como as relações humanas são socialmente construídas. No decurso dessas lutas políticas é generalizado o silêncio sobre a forma como interações interpessoais são forjadas e reconstruídas nas práticas íntimas. Esta linha de pesquisa analisa dimensões da intimidade centradas no corpo humano – um lugar onde prazeres, projetos políticos e económicos são imaginados e materializados.

Pesquisadores

Anésio Manhiça
Euclides Gonçalves
Sandra Manuel

Tecnologias cotidianas do ambiente

Debates acadêmicos e políticos recentes têm buscado conciliar conceptualmente as relações entre humanos e não-humanos, as mudanças climáticas e as políticas públicas, a tecnologia e o meio ambiente. Esta linha de pesquisa baseia-se nestes debates académicos e de políticas públicas para explorar os engajamentos dos cidadãos com o Estado e as ONGs através de práticas cotidianas que misturam criativamente fatores económicos, políticos e ambientais.

Pesquisadores

Anézia Asse
Énio Tembe
Euclides Gonçalves
Júlia Samambaia